PROJETO

Educação Integrada – Fortalecimento de Vínculos

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O objetivo do Projeto Educação Integrada é facilitar a aprendizagem, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e físicos de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação socioeconômica vulnerável, inseridos no ensino fundamental, que apresentam baixo rendimento escolar ou dificuldade no processo de aprendizagem.

Implantado nos municípios Fortaleza, Granja e Várzea Alegre, o Projeto desenvolve ações que favorecem a formação humana, cidadã e crítica de crianças e adolescentes; promove o envolvimento da família e da escola. As principais atividades são: orientação às tarefas escolares; oficinas de integração social e saúde, incentivo à leitura e escrita, raciocínio lógico, comunicação e expressão, arte, cultura, esporte; passeios; festividades. As famílias participam de oficinas temáticas e produtivas, apóiam a preparação do lanche das crianças, e recebem visitas mensalmente. No Projeto Educação Integrada desenvolve-se as seguintes ações:

Educação, Cidadania e Arte:

Complementar o Projeto Educação Integrada, atende adolescentes, de 13 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, provenientes de famílias de baixa renda. Objetiva promover a inclusão social de adolescentes, com ações de arte,cultura, esporte, convivência familiar e comunitária.

Realizadas no contraturno escolar, as atividades sócio-culturais contemplam: oficinas temáticas, esportivas, de música, dança,noções de teatro, leitura e produção textual; encontros com famílias; visitas
domiciliares e escolares; multiplicação de oficinas temáticas pelos adolescentes participantes – cidadania, cultura e paz, prevenção às drogas, protagonismo juvenil; apresentações nas comunidades. Caravana artística, com apresentações dos adolescentes, realizada nas comunidades com envolvimento dos beneficiários, parceiros e representantes de equipamentos e serviços locais – CRAS, CREAS, postos de saúde, escolas.

Espaços do Brincar:

O Espaço do Brincar é uma estratégia implementada pela AGACC que contribui para desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade das crianças e adolescentes. É um espaço criativo, lúdico e alegre, com possibilidades de exploração de brinquedos diversos, utilizados como instrumentos e ferramentas para enriquecer a aprendizagem. Nos Espaços do brincar são desenvolvidas atividades que exploram situações cotidianas, como por exemplo: educação no trânsito, orientações aos pedestres (utilização de carrinhos e circuitos); higiene e cuidados pessoais (utilização de bonecas, acessórios, etc); prevenção de acidentes domésticos (utilização de fogões, panelinhas, casinhas de bonecas); operações básicas na compra e venda de brinquedos (simulação de lojinhas), entre outras.

Oficina Brincar e Aprender:

Trabalha a alfabetização e o raciocínio lógico matemático com crianças de 6 a 7 anos – no 1º e 2° anos, em dificuldade de aprendizagem. As atividades são desenvolvidas de forma lúdica. As educadoras envolvem as crianças em brincadeiras voltadas ao processo de alfabetização e raciocínio lógico matemático. Para isso, utilizam jogos, dinâmicas, músicas, dramatização.

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